quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Os 7 Princípios básicos para fundamentarmos a vida

Deus em tudo se preocupa conosco, por isso deixou na Bíblia os ensinamentos básicos para que não fossem esquecidos através dos tempos.
Podemos e devemos aplicar esses princípios em todas as áreas de nossa vida, treinando a nossa mente para que possamos com crescimento e maturidade discernir o bem do mal.
No Salmo 119:105, Davi fala: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos".
Em II Timóteo 3:14 e 15 Paulo recomenda: "Tu, porém permanece naquilo que aprendeste e de foste inteirado, sabendo de quem aprendeste. E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para salvação pela fé em Jesus Cristo."
Os 7 princípios são:
1- Caráter
2- Mordomia
3- Auto-governo
4- Semear e colher
5- União
6- Individualidade
7- Soberania

Nos estudos com a Melhor Idade Ativa (MIA) da IECG estaremos debatendo um a um para adentrarmos com mais detalhes. Nessa semana - 26/02/2013 estudamos "O Caráter".
O Caráter é um conjunto de características e traços particulares que caracterizam um indivíduo ou um grupo. É uma qualidade inerente a uma pessoa desde o seu nascimento, refletindo o seu modo de ser e agir.
Qual não foi a surpresa de nosso meninos e meninas quando comentei que o caráter não sofre as influências do meio, uma vez que ele é próprio de cada pessoa. Já a personalidade, o humor e o temperamento podem sofrer alterações em função da adaptação familiar, pedagógica e social do indivíduo.
Estudos provam que o conjunto de qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência de suas ações, do seu procedimento e comportamento.
O caráter é modelado através da experiência, cultura, educação e formação familiar e pode ser sempre aperfeiçoado com perseverança e determinação.
Toda essa explicação pega-se em artigos, pesquisas, notícias, reportagens e outros meios de comunicação do mundo, porém aprofundando o assunto dentro dos princípios bíblicos encontramos maravilhas, tais como:
Por que em uma mesma família há filhos com "bom caráter" e filhos "mau caráter"? Foi a pergunta lançada. O que entendemos é que se o caráter nasce com o indivíduo esse deva moldar-se com o entendimento da Palavra. 
Analisamos também Abel ( o bom caráter) e Caim (o mau caráter) e chegamos a triste conclusão que pertencemos mediante o caráter de Caim já que Abel foi morto.
Pegadinhas de nosso Pai para que possamos compreender e apreender os seus ensinamentos e estatutos.
Como conseguir? Como já comentei, pela perseverança, determinação e cultivando a Fé.
Semana que vem estudaremos a Mordomia. Ah, a Palavra esse alimento vivo que preenche os vazios do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário